Bandes apresenta 7 dicas para planejar um negócio de sucesso.

Bandes apresenta 7 dicas para planejar um negócio de sucesso.

Todo empreendedor deve planejar-se antes de iniciar um novo negócio. O risco de abrir um empreendimento sem planejamento é enorme, pois uma grande oportunidade pode acabar desperdiçada somente porque não contou com um plano inicial.

De acordo com Sávio Caçador, gerente de Desenvolvimento, Planejamento e Inovação do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), o primordial é elaborar um plano de negócios. “É preciso responder com clareza perguntas como: que produto ou serviço irá vender? Como? Onde? Para quem?”. No plano de negócio, o empreendedor não pode esquecer de estipular custo e orçamento, incluindo gastos com manutenção, rescisão contratual, defasagem de equipamento.

O segundo passo, segundo Sávio, é pesquisar oportunidades. “Investigue no mercado o desempenho de negócios parecidos. Estude a melhor forma de enfrentar a concorrência”. Aos interessados em abrir seu negócio, Sávio sugere sete dicas para aumentar as chances de sucesso. “Em linhas gerais, o planejamento deve definir o modelo do negócio, seu propósito, além do que e como o produto ou o serviço vai ser oferecido ao mercado”.

Confira as dicas.

  • Cuidado com a localização – Não se esqueça de que o negócio deve estar bem localizado, próximo aos clientes, ou com acesso facilitado.
  • Cuidado ao escolher os sócios – Critérios como parentesco ou amizade não bastam. Sócios devem ter talentos para resolver problemas e permitir que o negócio cresça.
  • Selecione com cuidado a forma de financiamento – Financiamento deve auxiliar o negócio, não servir como dificuldade futura.
  • Estabeleça objetivos e metas – Saber onde quer (e precisa) chegar ajuda a perceber se o negócio está indo bem ou se precisa de ajustes.
  • Pense na marca e nos canais de comunicação – Divulgar o negócio no lugar certo é fundamental para que os clientes possam identifica-lo e encontra-lo.
  • Mantenha uma reserva de capital – Emergências e imprevistos sempre acontecem. É importante manter uma reserva de dinheiro para eles.
  • Tenha paciência – Muitos negócios demoram um pouco para começar a dar certo. Pesquise quanto tempo, em média, seu negócio precisa para começar a dar retorno.

Fonte: www.dio.es.gov.br.

Você pode gostar...